Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-03-02

DESPEDIDA

A vida tem tristezas mil, que se desfazem na história de outras vidas, como as ondas do meu mar se desfazem na areia da minha praia. Sento-me na tua esplanada e apetece-me rebentar com o mundo, com aqueles que dizem que o sofrimento nos dá a suprema felicidade. Pura ignorância que Mar Adentro nos faz ser mais racionais e gostarmos mais da vida vivida em qualidade. Nunca tinha vivido a despedida de quem sente a morte como companheira. Jovem atleta, futebolista, pescador, corpo lavrado pelo sal das ondas que lhe roubaram pai e irmãos. Sorriso sempre aberto, solidário para os que sofrem dia a dia as marcas de quem nasceu diferente, vida feita na ajuda das cumplicidades de quem sonha, agarrando o futuro com as mãos que amam o universo. Um dia o destino pregou-lhe a partida e colocaram-lhe o selo de doença incurável. Corpo aberto, fígado dilacerado por bisturi perfeito, as entranhas de um corpo jovem revistado por mãos com nome de santo. O das castanhas e do vinho, Martinho. Hoje o Quim fazia anos e sabia que o outro, o que lhe traçou o destino também estava de festa. A prenda, trazida pela TAC de rotina, não lhe mudou a cor pálida do seu corpo distante, seco, pardacento, o sorriso de amigo, o agradecimento a quem gosta dele. Despediu-se com um beijo do seu médico, eu que até tenho o título de família, e do enfermeiro que o trata como se fosse o cálice da sua ressureição. Assim não vale, mermão. A minha festa ficou mais silenciada e eu mais só neste mar adentro dos dias vividos à procura das soluções. Até já, mermão, meu amigo. Quim, um dia vou-te visitar.