Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-02-08

OS HERÓIS

Já o meu pensamento voava para outros carnavais, quando alguém me colocou um rádio, um pequeno rádio de pilhas, debitando decibéis que nem menino chorando com dores e fome. Ó céus , pensei, como é possível sobreviver a esta terça feira, 8 de Fevereiro de 2005 , e estar aqui fechado a ouvir, dores de cabeça, tosse, febre, dores no corpo, dores nas pernas, dores nas costas, dores no peito e...
Tantas dores e ninguém me fala na dor de alma. De não te ter comigo na esplanada, a ver o zulmarinho cantar de mansinho "quis saber quem sou/ O que faço aqui/ Quem me abandonou/ De quem me esqueci ".
E perco-me para lá do tempo ouvindo os tam-tans de alegria da minha África, as cores das suas vestes, os sorrisos do seu rosto, as danças do seu corpo, os apitos do fôlego a cantar alegria. O carnaval que já lhe chamaram da vitória. Como a águia real que sobrevôa as emoções de um povo vestido de vermelho, procurando os golos que o façam subir ao olimpo de uma luz benfica.
Os meus heróis vieram hoje brincar comigo no desassossego de um sonho vivido com paixão. Não eram o Fantasma da ilusão mas o Major Alvega que me levou de volta às brincadeiras de menino. E lá estavam o Bufalo Bill, o Mandrake, o Kansas Kid, Capitão Marvel, Texas Jack e tantos outros. Com os da minha rua, do meu bairro, a fingir, por um dia, que o céu podia esperar. Nós também sabíamos ser heróis.
Mas o mar não me deu tua voz, e por isso acordo do sonho, estremeço um pouco e empurro o whisky pelas goelas abaixo. No rótulo da garrafa está um barco que me leva a navegar como se fosse a última viagem de Francis Drake à procura de um tesouro enterrado na minha alegria.