Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-01-12

CAFÉ FRANÇA

Tinha deixado o deserto para trás. Cheguei a Ouarzazate, cidade com os suas alcazabas de puro estilo berbere, onde me refresquei na casa de madame Michelle . Tinha pressa em chegar a Marrakech. Cidade das ilusões e realidades. Os sonhos de chegar à Praça da Morte eram intensos. Ali, criminosos e rebeldes, tinham sido decapitados por ordem dos sultões. De repente, sem dar por mim, sinto uma magia especial, exótica, colorida, cheia de cenários e figuras de contos orientais. É fim da tarde e cheguei à Praça Jemaa El-Fna. A que foi da morte e hoje transborda vida. Subo as escadas do café França, arranjo lugar na esplanada mais perto do céu, sento-me, puxo as cadeiras para os amigos. Mermão hoje não podemos abraçar as loiras. Pede-se chá com pinhões. E ficamos a olhar o sol a deitar-se, de mansinho. Na praça olhamos esse grande teatro, onde se vêm míticos encantadores de serpentes, amestradores de macacos, acrobatas, saltimbancos, mágicos, arrancadores de dentes, aguadeiros, cartomantes e contadores de estórias.
A noite chegou e saímos para esse grande restaurante ao ar livre, que é a Praça. Repleta de tendas, grelham-se "brochettes", frita-se peixe, cozinha-se cuscuz. Mermão temos que comer em pé. A cidade fumega odores intensos.