Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-07-03

MEMÓRIAS DE KAIROUAN

Tenho a garganta seca pela poeira das ruas da cidade sagrada dos muçulmanos, por onde andou o profeta Maomé, quando da passagem pela Tunísia. Depois de Meca, Medina e Jerusalém, Kairouan é a primeira cidade árabe da terra de todas as noites. Desesperado olho para o céu à procura da água que me enchesse de frescura o poço da minha admiração. Só encontro o azul do céu e nem vejo a lã que pode bordar de alegria as nuvens do meu sonho. Este azul do céu do meio dia sobrevoa a medina deserta. Sento-me à porta da Mesquita, a Mesquita do Barbeiro, onde ardem as palavras do Profeta. Aqui, segundo a lenda, está sepultado Abu Zama el Balaoui, amigo de Maomé, que terá transportado até à morte três pêlos da barba do Profeta. Lição de amizade que me invade a doçura de outras horas.
Sinto o segredo refrescante do vinho Sidi Saad bebido, nas horas das noites passadas com os palradores do deserto, enquanto as minhas mãos se encontram com outras mãos. As mãos do amor. Olho a linha que separa o amarelo do azul, espelho de água, e não vejo as ondas, nem sinto as gaivotas que me podiam trazer as palavras da memória, navegadas pela caravela que rasga o mar e que se deixa atracar na praia do destino. Assim, caminhamos juntos pela riqueza das cores, descobrindo o amor que espero eterno. Percorremos as ruas à procura dos teus passos e as palavras vinda da Grande Mesquita voam, em redor de nós, alagadas em suor. E vem o mar e os nossos lábios unem-se num beijo salgado debaixo da palmeira do nosso caminho. Em Kairouan onde crio as memórias que hei-de ter.