Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-07-02

CAFÉ DES NATTES

Hoje flutuo acima do mar azul e dos verdes bosques da terra do sol nascente e do sol poente. Avisto lá longe, bem longe, os oásis do deserto tunisino, dos chotts e dos lagos salgados e secos. São como espelhos onde desfruto a minha liberdade. Hoje não me apetece a água das fontes. Bebo um tinto áspero e aromático, o Vieux Magot, e preparo-me para subir a colina, caminhando como fosse a navegar na magia das cores, imortalizada pelas telas de August Macke. Pintor alemão que me deu a conhecer o encanto despido de lonjuras.
Subo por entre as estreitas ruelas e descubro a beleza das casas brancas com o toque do azul brilhante. Admiro as varandas envidraçadas e as janelas e portas de madeira desta bela cidade construida pelos árabes andaluzes fugidos de Espanha. Sidi Bou Said permite entender o belo mosaico azul que tenho a meus pés. Sentado numa esteira do Café des Nattes, tenho uma vista deslumbrante da baía de Tunes. A magia de ver, em azul turquesa, o mar que me há-de levar de novo a brincar debaixo da minha mangueira. Lá bem para Sul.
Bebo, suavemente, ao fim da tarde, o chá amargo servido com folhas de hortelã pimenta e alguns pinhões. Fecho os olhos e venço as muralhas de areia e vento para chegar ao destino. De quem ama a serenidade e o orgulho de estar em África.