Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-04-18

WALI aL-AHAD

Sento-me e sinto-me naquele café, lindo de morrer. Só quatro mesas. Oleados anunciando Lipton Ice Tea, estupidamente amarelos e vertendo emoções de viagens que só eles conhecem. No primeiro andar, belos desenhos em ferro forjado, desenhos árabes que só eu sei o que poderão dizer. Um par de namorados, ingleses?, suecos?, nunca saberei, beijam-se apaixonadamente. O dono, um árabe de mais de cento e vinte quilos dirige o trânsito dos clientes, pondo em marcha um movimento que nunca provoca engarrafamentos. E de cada vez que grita com o único empregado, puxa uma passa do seu cachimbo de água. E envia um fumo feito imagens como saído da lâmpada de aladino.
Wali al-Ahd, abwas, o café da minha tarde no Cairo. Sentado com um amigo feito história dos conhecimentos que me ensinou em Sakara, Gizé, Cidadela ( Al-Qalaa), Museu Egípcio, o eterno fascínio de Cleópatra, Heliópolis, e noutros locais. Emad Khalifa foi e é o cúmplice do meu agradecimento aos sonhos faraónicos da minha infância.
Hoje ensina-me que a dança do ventre remonta aos tempos dos faraós, mas a dança que hoje se vê nos templos turísticos de diversão deve-se ao contacto do Egipto com a Europa nos séculos XVIII e XIX. Os movimentos sensuais das bailarinas que misturam danças tradicionais, ciganas e outomanas libertam a imaginação dos europeus reprimidos. É muito graças às suas descrições que a dança do ventre foi associada à prostituição. Apesar da populariedade, a dança tem um estigma social que desencoraja as mulheres egípcias de abraçarem a profissão, estando os seus lugares a serem ocupados por bailarinas estrangeiras. E ficou mais uma lição aprendida.
E bebemos um karkade, infusão de folhas de hibisco. Hoje prefiro bebê-la fria. Amanhã vou contrariar a corrente. Inicio a subida do Nilo. Museu ao ar livre do mundo.