Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-03-16

PEDRAS E FRASES

Existem muitas pedras e muitas citações e, por vezes, frases anónimas que me levam a pensar que estamos e fazemos parte de todos os lugares. Lembro-me de ter lido uma frase, numa parte qualquer do planeta, frase pintada numa pedra, de um autor anónimo e que foi dada a conhecer universalmente pelo Luis Sepúlveda, que me ficou na memória para sempre. Não sei se foi na mesma pedra e no mesmo lugar onde o Luis a leu. Mas sei que a frase dizia "Eu estou aqui e ningém contará a minha história".
São estes escritores marginais, os seus relatos e as suas histórias que nos fazem o elogio dos sonhos, a defesa da vida e da dignidade humana, a luta pela justiça e igualdade, o valor supremo da universalidade. Às vezes são dolorosos testemunhos do sofrimento mas de uma grandeza que não são senão pequenos fragmentos de vidas vividas à margem dos poderosos.
Os meus passos ecoam nos túneis escavados na cidade de Londres e onde se movimenta uma multidão de solitários. Saídos sabe-se lá de onde. Aí oiço a multidão distante, uma canção sofrida e tocada num violão centenário, satisfaço o pedido de um cigarro e de uma libra, despedaço o coração no marginal que bebe até à anestesia total acompanhado pelo filho e o cão. O álcool desfaz-lhe os sonhos. E a sociedade caminha indiferente a este sofrimento rotineiro sofragado pelo egoísmo, pelo dinheiro, pela raiva, pela não aceitação.
Relembro que não devia estar cúmplice dos marginais se bebo com os Sir de sua majestade no seu castelo que não é das Mil e Uma Noites mas o castelo que conta histórias de desamores e dos horrores servidos em livros infantis. E bebo de um trago uma Eau de Vie da região de Vallais, Colline de Daval, da quinta de Poire William. Mas mesmo assim resisto e penso.