Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-03-10

INVEJAS

Há nas Tabankas globais, e já tenho vindo a reparar há algum tempo, uma nova classe de profissionais que eu, simpaticamente, os chamo da inveja. Alguns raiam mesmo a fronteira e chegam a ser invejosos. Tipo agência de viagens que não querem que os "turistas" viagem para onde querem. Só para onde as multinacionais do turismo entendem.
Isto vem a propósito dos burgueses, que não da burguesia. Eles ficam invejosos porque se vai de férias para onde o dinheiro permite e eles vão até ao Algarve. Danam-se porque se pode fazer compras em Londres ou Nova York e eles lá vão aos fins de semana ao Retail, Campera ou ao Colombo. Já é mais chic ir ao Cascais Shopping! Ficam fulos porque se come em restaurantes caros, bebe-se bom vinho, fuma-se um havano e eles fazem uns pic-nics nos Burger King ou Pizza Hut. Chateiam-se porque se faz todo o terreno no deserto do Sara, mesmo no Tibete, Chile e eles fazem TT nos jeeps do estado pelos caminhos de Portugal. Às vezes vão a Tânger ou Algeciras! Esperneiam porque se vê o Moto GP de Portugal no padock e eles na bancada E.
Esbracejam porque se anda em carros da gama média/alta e eles vão pagando a prestação do mini ou medi. Ficam encarnados de ódio porque se veste umas roupas de marca e eles vestem-se no Gipsy Mode ou Ricardo's Cigano. É lindo quando vão à feira de Carcavelos ou à Zara! E por aí fora.
Mas ficam para morrer quando alguns burgueses são socialistas, vermelhos (que não encarnados) e também são solidários, cúmplices com a Paz, a Justiça e a Fraternidade. Como eles são possuidos e ficam com convulsões tónicas e clónicas. Por vezes parecem estar a ter ataques. Sim porque eles só têm ataques e de histeria, porque não têm categoria para terem ataques de epilepsia. Mesmo de inveja.
Meus amigos a ideia de socialismo e pobreza já era. Talvez tivesse terminado com a queda do muro de Berlim. Mas como eles andam à velocidade do vapor ainda não estão nos Tempos Modernos. E assim vão morrer e serem enterrados. A cremação é para os ditos burgueses. E quanto mais os conheço, aos ditos democratas, civilizados e anti qualquer coisa, mais gosto dos Vampiros, mesmo e sempre os do Zeca, e os do Adriano, e do António Variações, e da Brigada Victor Jara, e do Rui Mingas, e do Carlos Lamartine, e do Teta Lágrimas, e do Paulo Flores, e do Xico Buarque, e do Pablo Milanez, e de tantos outros.
Estes são burgueses, malteses e às vezes, muitas vezes, incomodam muita gente acomodada.