Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2008-05-01

XIN CHÀO VIET NAM 6




A partir de 1961, intensificou-se, com o apoio das forças norte-vietnamitas, a actividade da guerrilha no Vietnam do Sul, dirigida pelo Viet Cong, braço armado da Frente de Libertação Nacional. A intolerância, especialmente pelas perseguições aos budistas, e o fracasso da política de Diem fizeram crescer a impopularidade do regime, gerando revoltas, que contaram com o apoio dos comunistas do Norte. Em novembro de 1963, Diem foi deposto por um golpe militar e assassinado. Vários golpes de Estado sucederam-se e ditaduras militares efêmeras ocuparam o poder até que em 1967 o general Nguyen Van Thieu, que já governava à frente de um Comité Nacional de Liderança, foi eleito presidente.

O envolvimento militar americano na região, iniciado na década de 1950 com o envio de ajuda aos franceses em equipamentos e observadores militares, cresceu a partir de 1960. Em 1965, a iminente queda de Saigon nas mãos do Viet Cong, levou o presidente americano Lyndon Johnson a ordenar uma operação sistemática de bombardeio aéreo do Vietnam do Norte. Quatro semanas depois, as primeiras tropas americanas de combate desembarcaram no Vietnam. Daí em diante a escalada militar não parou de crescer, numa campanha que deixaria marcas profundas na sociedade americana. Em janeiro de 1973, convictos da impossibilidade de conquistar a vitória no campo de batalha, os americanos firmaram um acordo de cessar-fogo com os vietnamitas para retirada completa das tropas americanas e Hanói acordou aceitar o regime de Nguyen Van Thieu.
Contudo, em 1975, após dois anos de resistência, uma ofensiva dos guerrilheiros sul-vietnamitas e das forças regulares do Vietnam do Norte ocupou Saigón. Em abril Saigon assinou a rendição incondicional e um governo provisório comunista se instalou no sul. No ano seguinte instalou-se a República Socialista do Vietnã, com capital em Hanói, e Saigón se chamou Ho Chi Minh. Constituído o Estado reunificado, foi eleito presidente da República Ton Duc Thang; assumiu o cargo de primeiro-ministro Pham Van Dong.