Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2008-04-14

XIN CHÀO VIET NAM 4

Os primitivos vietnamitas eram um dos povos mongólicos que viviam, antes do começo da era cristã, no sul da China e no norte do Vietname.Em 221 a.C., a dinastia Qin da China completou a conquista dos estados vizinhos; sem dúvida, sobreviveu pouco tempo à morte de seu fundador Qin Shin Huangdhi.

No fim do século III antes da era cristã, um chefe chinês no sul, de um grupo etnolinguístico que representa o primeiro antecedente da nacionalidade vietnamita, construiu o reino de Nam Viet (Viet do Sul) no delta do rio Vermelho.

Em 111 a. C., o exército chinês conquistou o reino e integrou-o ao império da dinastia Han. Os governantes enviaram administradores chineses para substituir a nobreza local, as instituições políticas seguíam o modelo chinês e o confucionismo converteu-se na ideologia nacional e introduziu a língua chinesa.

Uma série de levantamentos sucederam-se e, depois de um milénio de submissão, os vietnamitas conquistaram a independência sob a dinastia Ngo, no ano 939, criando um reino o qual se estendeu até a Cochichina pela dinastia Lê. No início do século XI, fundou-se a dinastia nacional dos Ly, que governou de 1010 até 1225.

Sob as dinastias Ly e Tran (1225-1400), o Vietname converteu-se numa força activa do sudeste asiático. Nessa ocasião, quando o Império Mongol alcançou o poder na China no século XIII, os exércitos de Kublai Kan atacaram o Vietname. Os vietnamitas conseguíram derrotar os invasores.

As tensões entre o Vietname e o reino de Champa, um Estado marítimo situado ao largo da costa central, não cessaram até que, no século XV, as forças vietnamitas praticamente destruíram o reino.

Durante as gerações seguintes, o Vietname enfrentou o Império Khmer, situado no actual Cambodja. No final do século XVII, o Vietname havia ocupado o baixo delta do Mekong e começado a avançar até ao oeste.

As repetidas tentativas de invasão pela China no século XIII haviam fracassado. Em 1407, o Vietname foi invadido novamente pelo exército chinês da dinastia Ming, dessa vez com êxito. Um movimento de resistência, comandado por Le Loi, expulsou-os da região 21 anos depois e restaurou a independência do país (1428).

Le Loi tornou-se o primeiro imperador da dinastia Le (1428-1793). Um governo burocrático nos moldes chineses foi estabelecido durante a dinastia Le. A partir de seu território original, no delta do rio Vermelho, o reino avançou gradualmente as suas fronteiras em direcção ao sul, até ocupar o delta do Mekong.

No século XVI, teve início a sua decadência. Em 1620, o clã dos Trinh chegou ao poder. Em 1757 esse clã concedeu aos Nguyen, o clã rival, um feudo no sul e isso dividiu o Vietnã em duas zonas. No final do século XVIII, os camponeses descontentes e dirigidos pelos irmãos Tay Son assassinaram os Nguyens, derrubaram os Trinh e rechaçaram uma invasão da dinastia Tsing da China. Com a ajuda dos franceses, o general Nguyen Anh derrotou os exércitos de Tay Son e tomou o poder. Proclamou-se imperador em 1802 adoptando o nome de Gia Long, instaurou a dinastia Nguyene estabeleceu a capital imperial em Hue, no centro do país.