Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2008-04-09

XIN CHÀO VIET NAM - 3

HA NOI cidade com estatuto de província é a capital do Vietname. Com 3.977.000 habitantes situa-se na planície do delta do Rio Vermelho junto das costas do golfo de Tonquim. Pensa-se que tenha sido fundada no século V e foi capital do império vietnamita até 1802, quando foi substitui da por Hué.
Ocupada pelos franceses em 1872 e em 1882, tendo-se tornado capital da Indochina em 1902. Durante a II Guerra Mundial foi ocupada pelos japoneses e em 1945 foi proclamada capital da República Democrática do Vietname.
Em Dezembro de 1946 começou a guerra de resistência contra os franceses tendo as tropas gaulesas retirado em Outubro de 1954.
Foi bombardeada diversas vezes pela aviação norte-americana no conflito com os EUA, tornou-se capital da República Socialista do Vietname.
Rodeada por uma ampla cintura agrícola, nos finais do século XX, a cidade registou um próspero desenvolvimento na indústria e no sector terciário. As grandes instalações industriais operam no sector mecânico, das aparelhagens eléctricas, da borracha, químico, cimenteiro, alimentar, têxtil e do vestuário. Importante nó rodo-ferroviário, Hanói também é servida por um porto fluvial.