Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2006-06-06

PACO BOU

Foto de Paco Bou

Há amigos que adquirimos e que gostamos logo no primeiro encontro. Através da imagem popular, o seu mito e outras propostas, levaram-me a conhecer Paco Bou em Coimbra. Porque os dois gostamos de Cuba e porque a cultura nos uniu num abraço fraterno e solidário.

Francisco Bou Mazón é um artista cubano que se dedica à fotografia de imprensa publicitária e de arte. Já trabalhou para a empresa britânica Skuba Promotions Ltd. onde as suas fotografias foram publicadas e tiveram sucesso em jornais, revistas nacionais e estrangeiras, em países como a Ingalterra, Espanha e Japão. Trabalhou para a "Marie-Claire" (Espanha), "Mais Mais" (Brasil), "Mar y Pesca" e "OCLAE" (Cuba) e os seus trabalhos foram publicados na "Cuba en el Ballet, Revolución y Cultura" bem como na "Tribuna de la Habana", "Juventud Rebelde", "Granma y Prisma" e na revista "Cine Cubano". Conhecido como Paco Bou, trabalhou mais de trinta anos como principal divulgador e arquivador fotográfico do corpo artístico da companhia de Ballet Nacional de Cuba, para além de cobrir os mais importantes festivais do novo cinema latino-americano, nas suas muitas edições, incluindo a última no mês de Dezembro de 2005.

A sua obra integra projectos fotográficos e urbanísticos de resgate arquitectónico da capital e da cidade de Havana, principalmente do seu centro histórico, património da humanidade declarado pela UNESCO, como "Villa de San Cristóbal de la Habana", e é também autor de grandes exposições individuais temáticas, além do seu grande arquivo fotográfico das primeiras figuras do Ballet e os seus principais solistas clássicos de sólida formação na escola cubana, dirigidos pela figura carismática da sua primeira bailarina e coreógrafa Alícia Alonso.

Do seu trabalho para o instituto de cinema ICAIC, contam-se as reportagens realizadas no decorrer das filmagens de películas cubanas e/ou co-produções com outros países, assim como, portfolios fotográficos de personalidades artísticas ligadas ao cinema e à cultura. Entre eles, Pedro Almodôvar, Maribel Verdu, Kevin Costner, Steven Spielberg, Benício del Toro e Jack Nicholson. Para além disso, realiza trabalhos fotográficos em colaboração com outros artistas plásticos cubanos e obras fotográficas de Fine Art.

Paco Bou é um amigo que participa nos dias da Cultura Cubana em Coimbra onde ainda haverá a projecção dos filmes "Entre Ciclones", de Enrique Colina, "Perfecto Amor Equivocado", de Gerardo Chijona, "Las Noches de Constantinopla", de Orlando Rojas e "Las Profecias de Amanda", de Pastor Vega. Com solidariedade e cumplicidades