Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2006-04-20

GRANDES ESCRITORES



O século XVII foi uma época dominada pelos homens. No entanto, a literatura neo-hispânica encontrou o seu valor mais importante numa monja jerónima, "Musa Décima", Irmã Joana Inés de la Cruz, paradigma da poesia colonial e motor da intelectualidade desses tempos.

A sua obra escrita em prosa, poesia lírica e teatro pronuncia-se, entre outras coisas, pelo direito da mulher à educação e a ser reconhecida como ser humano e inteligente. Nela se misturam de maneira incisiva e brilhante os temas sagrados e profanos. A sua luta por estas causas valeram, à Irmã Joana, o reconhecimento das personagens mais importantes da nobreza e da intelectualidade da Nueva España mas também a perseguição pela igraja.

O seu nome divide-se entre a solidez palpável da sua literatura e a história da sua vida reconstruída entre os escritos de várias épocas.

Este amoroso tormento

qui em mi corazón se ve,

sé que lo siento y no sé

la causa por que lo siento.