Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2006-01-23

Hoje apetece-me escrever sobre isto ou sobre coisa nenhuma. Então vou escrever sobre isto. Repesquei um artigo do In Vivo, sobre a dor de alma. As nossas dores. E as nossas almas.

DOR DE ALMA UNIVERSAL

CONCEITO POÉTICO OU REALIDADE

É uma dor d'alma
Perder a alma
E não perder o corpo
A ela preso.

Sérgio Godinho

Após os trágicos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001 em Nova York e Washington a que todos tivemos oportunidade de assistir pelos media, quase em directo, e as consequências que estes bárbaros atentados terroristas tiveram junto do povo americano e árabe, fizeram com que o mundo pensasse que quem tem alma não tem calma.
O conceito de alma para filósofos e psicólogos é uma assunção de entidades não físicas que por vezes interagem com o corpo humano. Entidade não física capaz de percepção e vida. Se se inventasse uma entidade para auto-satisfação dos humanos, essa era a Alma.
Afirma Thomas-Hobbes que a alma é o conceito de uma substância não física. No entanto não é possível imaginar uma entidade não física tendo percepções e sensações.
Ao contrário da dor. Entidade física que " estimula " a vida e produz sensações. Agradáveis e desagradáveis. Baseada em estudos laboratoriais e clínicos, a dor é " palpável ", medida e tem terapêutica.
E a Dor de Alma? Existe? Tem formas? Possui percepções e sensações? Trata-se de uma fórmula humana ou divina? Tem a forma de nuvem ou nevoeiro? Ilusão ou realidade? Os dinossauros tinham alma? E dor de alma? É algo que pode viajar no espaço e interpretar vibrações do ar sem órgãos sensoriais? Povoa o cérebro, o coração, habita o corpo humano ou trata-se de um conceito poético já cantado por Camões nos anos de mil e quinhentos e continuado, ainda hoje, nos cantos e encantos de Sérgio Godinho?
A fome, a destruição, a guerra, as catástrofes naturais, a Sida, a violência, o atentado aos direitos humanos, a intolerância, provoca em todos nós, seres racionalmente pensantes e com afectos e sentimentos, uma dor de alma que nos pode transportar até uma raiva incontida.
Mas se pensarmos que esta discussão pode ser biológica, quimica ou espiritual talvez seja uma dor de alma pensarmos que a razão está do nosso lado. Então será melhor pararmos. Tentar compreender. Não haver lugar para vinganças. Sermos tolerantes. Aceitarmos as diferenças. Vivermos em comunhão de esperanças num futuro melhor.
Se a discussão fosse entre os cientistas, poetas, filósofos, teólogos, sociólogos, médicos e outros homens de bem, talvez o Mundo fosse melhor. E teríamos chegado à estação da compreensão e da solidariedade, pois como diz Florbela Espanca " almas iguais à minha, almas que imploram em vão remédios para tanta mágoa " deveríam merecer um momento de reflexão.
Pois hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas.

Figueiredo Fernandes


Artigo publicado na In Vivo nº 10 - Ano III, Dezembro 2001 - Janeiro 2002