Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-12-27

BUÉ DE CONTENTE

Estou sentado no porto velho de Puntarenas a olhar o infinito. Procuro, com o olhar, naquela imensidão do infinito e do mar, aqueles que vejo fugir todos os dias da minha vida. Detestesto as amarras que prendem os navios ao porto e que amarram o navio do meu destino à solidão das águas que teimam em não correr para o sul. Travo o vento da desilusão com a força do sonho que me abre o peito, soltando o segredo que guardo há um tempo infindável. Como gostava que os homens não entregassem os ideais, os silêncios, os amores, as paixões, as esperanças, as verdades, a terra.
Mesmo sentado na praia a olhar a imensidão do mar, neste Pacífico cheio de lonjuras, sinto o pensamento a rasgar os céus. Nesta terra chamada de Costa Rica, reencontrei a minha infância ao percorrer o refúgio silvestre da reserva Curu. Ainda não sei se ela me quer, se ela me indica o caminho que procuro. Só acredito que estou só à espera do engano de não te poder amar, num rasgo de felicidade, soltando suspiros às madrugadas vividas na minha ilha.
Tento esquecer que este mar não desagua na minha ilha e que estou do outro lado do mundo sem a esperança de te tornar a ver. Há quanto tempo já não esperava que as longas noites, frias e húmidas, talvez choradas, curtas de alegria, mas grávidas de desejos, meigas, ternas e com um sorriso rasgado, me fizessem tão feliz. Eu mereço sonhar.
Sentado neste porto lembro-me que os marinheiros da minha terra ainda cantam poemas de mudanças. E eu, aqui neste longe, sem dar conta, sinto a chuva e o cacimbo da minha ilha. Esta chuva que, de tanto acreditar em ti, me acorda do meu sonho, mesmo demorado, das realidades que vão sendo construídas com o sofrimento dos homens que derrubam os impossíveis. Fico bué de contente!