Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-09-14

CAMPEÃ E DEPUTADA

Não me apetece escrever nada. Talvez o sono me tenha vencido pela primeira vez. Sintoma dos anos. Mas lendo o Courrier Internacional nº 23, não podia deixar de partilhar convosco um pequeno apontamento. Uma história de coragem, de humildade e solidária. como existem muitas embora desconhecidas do grande público. Mesmo na minha Angola. Então aí vai.

TERESA PERALES, paraplégica desde 1995 por motivos de negligência médica, desloca-se em cadeira de rodas. Mas não perdeu o optimismo. Pelo contrário, aos 29 anos, não desiste das suas metas. Campeã paralímpica de natação, foi ela quem arrecadou o maior número de medalhas para a Espanha nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2003. Após quatro horas de treino diário, troca o fato de banho pelo fato formal, pega no carro e dirige-se ao Parlamento Regional de Aragão, onde é deputada desde 2003. "Foi preciso muita coragem para me dedicar à política. Se não tivesse optado por este caminho, tería sido egoista da minha parte em relação a outras pessoas como eu, porque tinha a oportunidade de ser a voz delas". Hoje em dia, luta pela "normalização" dos deficientes. Detesta a palavra "integração" e o paternalismo. "Sou deficiente mas também sou mulher, jovem e trabalhadora. Nunca quis cingir-me a um único campo". A deputada desportista representa a coabitação entre dois mundos, cuja diferença ainda é significativa: "No desporto, representamos um país, mas a vitória é sempre pessoal. A política é uma coisa diferente: tornamo-nos a voz de toda a sociedade e já não é por nós que lutamos", afirmou ao diário El País .