Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-09-08

ENAMORADO,EU?

Levanto-me pela manhã, enublada e humedecida pelo cacimbo que cai lá fora. Esquecido no tempo, o meu amor de África talvez caminhe pelos capinzais das longas picadas, exausta, pálida, cansada pelo paixão aprisionada nas muralhas de um tempo sem notícias. Lembro-me dos meus barcos de papel comandados por homens valentes e que, no lago da cidade, navegavam com os cascos cheios de letras e poemas e que te faziam rir. Sem ilusão, fazia do mesmo papel os aviões que ultrapassavam os vendavais dos teus cabelos soltos e aterravam nas tuas mãos perfumadas pelas flores das bungavílias. Tenho saudades do teu sorriso cantado, do teu rosto macio, da tua boca sabendo a amoras silvestres, da geografia do teu corpo, do negro dos teus olhos, do teu encanto rasgado em sonhos de luar. Como eu gostava de ficar debaixo da mangueira e sentir a brisa do vento, o silêncio do tempo, o calor da terra, desenhando, no pó do chão, o mar da imaginação.
Sempre que me levanto, nestas madrugadas cinzentas e húmidas, vejo-te passar lá longe, longe de mim, muito distante, o teu corpo como uma estátua de pau preto esculpido pelos anjos, sempre sedutora, cativa, graciosa, linda, cheia de esperança e cintilando como uma deusa. És mulher bela como a luz, doce e pura, chorando eterno amor, prometendo um sol que nos enche os olhos e que nos faz caminhar no tempo à procura da felicidade. Amo-te África e espero pelo teu mar para me prolongar para o sul e sentir o cantar e o ser de uma alegria.