Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-08-09

LUGARES

Há lugares que são ponto de partida de um percurso de vida. O nordeste transmontano é um desses lugares, de onde partiu o meu velho marinheiro e a minha estrela do mar e que num amor vivido de aprender a vida, a estrela deu ao luar a vida presente. É um universo de memórias, uma conquista em nome dos sonhos, da força que precisamos para sermos aquilo que ambicionamos. O vôo das aves perde-se entre os rochedos carregando consigo os segredos perdidos no horizonte e onde a água azul deslizante do rio canta melodias de canções redutoras.
Escuto o silêncio das montanhas, perco-me nos odores das fragas, iludindo a dor que trago na alma, querendo acabar com um tempo de forasteiro e navegando no espaço entre mim e eu. E olho para a espuma do mar olhada ao luar. Vibro, amo e vivo brincando com as estrelas da minha infância que choram as distâncias diferentes, num céu azul entre norte e sul onde a paixão renasce. Respiro o ar da maresia fresca que provoca a ondulação e a corrente das cearas salgadas com o suor das gentes que aprenderam a viver a vida, guardando os medos como segredos, fazendo juras que não se vêm, tentando ser os ramos dos cravos que curam as saudades das lembranças.
Continuo vivo e presente e trago dentro de mim o sabor e a recordação da magia do longe e deixo de ouvir o eco do canto suspenso que me segreda o amor pela terra em que nasci. Gosto de viver porque odeio a morte.