Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-09-06

SENHOR DOMINGOS

Tá difícil de pôr em marcha o comboio da felicidade e da esperança, de saber que as ondas das palavras me inundam a razão, de querer navegar pelas ruas da minha tabanka. Mamã Muxima, me ajuda por favor. Vou-te contar. Fiquei com bloqueio na memória e travão no pensamento. Será mal do coração? Será saudade? Talvez morabeza de saber que sempre estamos à espera de uma boa viagem pelo mundo dos sonhos. Nem que sejam as viagens da nossa utopia. Mas, lá longe, começo a ouvir os tam tam di nha África, vejo o meu povo dançar com alegria, os meninos correrem nas ruas da minha cidade, os siripipis cantarem canções de amor, os mais velhos contarem as histórias dos tempos esquecidos.
Senhor Domingos tem o olhar parado naquele mar azul que o leva, devagarinho, para sul. O fumo do seu cachimbo de marinheiro transforma-o no velho do mar, não o do escritor, mas o lobo que venceu marés e tempestades e que viu o seu filho cassula entrar nas águas azuis do mar do Caribe abraçado à linda sereia cor de ébano, que sempre amou. Nunca mais teve notícias dele mesmo vivendo os seus muitos anos, sentado no porto, esperando notícias trazidas pela brisa das lágrimas inundadas pelo sal do zulmarinho. Aiué Muxima. Gostava de estar dentro do coração do Senhor Domingos para saber se a minha utopia teve um final feliz como nos filmes da minha infância.