Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-07-05

5 DE JULHO

Quand sol tá dá ná bô
Bô sorriso é um paisagem floride
Bô cara tá lembra'n bondade
Bô presensa na mi é tcheu

........

Quand mar tá esquebrá na reia
Ondas cristalinas tá fáze'n sonhá
Bô jet é natural di criança
Na mi é tcheu.

Tito Paris

Hoje a saudade invade-me o peito, talvez sem sossego, sem um sonho, sem um beijo. Não sou pássaro que viaja nas ilhas, mas retenho o mar que me mata a sede da saudade. Vou tamborilando os dedos na mesa enquanto escuto uma canção de Tito Paris. Assim é mais fácil percorrer as ondas do teu corpo, iluminar o meu caminho com o brilho do teu olhar.
Meu Cabo Verde, meu amor, nha cretcheu. Sob o teu calor abrigaste-me em tempo de paz, em tempo de guerra, das longas ansiedades de estar longe da minha eterna namorada. E sempre o mar que me desassossega, sempre dentro de mim. Sou levado no meu espírito irrequieto a percorrer todas as areias, as rochas, os caminhos navegáveis e a escutar os silêncios e os gritos daqueles que não têm medo das palavras. Nha Isabel me acompanha no percurso crioulo das ilhas. E ela também entendeu que para lá daquelas ondas que não param nunca, atrás do horizonte azul sempre igual, talvez para lá do fundo do mar, há gritos diferentes. Boavista, S. Tiago, Sal, São Vicente, Santo Antão, que importa o caminho que percorremos se a liberdade da criança é a mensagem de quem olha com esperança o dia que há-de vir.
Devagar, ilha a ilha, dor a dor, amor a amor, o nosso mar continua azul e é o nosso destino. Mil esperanças nascem no sabor do sal da terra, a poesia marca uma morabeza de certezas, a música uma madrugada de sonhos. Desde 5 de Julho de 1975 que, na estrela de dez ilhas, nasceu um povo novo que se renova. E eu e Nha Isabel voltaremos ao nosso bote para nos sentirmos embalados como nas noites de luar da minha infância. Sabura do meu Planalto.