Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-05-01

Dia da Mãe e dos Trabalhadores

Os dias de qualquer coisa sempre me fizeram confusão. Fico com a sensação que falta qualquer coisa e não se dedica o dia a ninguém. Se é dia do Pai, onde está o do Filho? Se da mãe, o da Filha? Se da Saúde, o da Doença? Se da SIDA, o da Hepatite B? Enfim, bué de exemplos.
Mas nô pintcha! No dia 1 de Maio, deste ano de 2005, em vez de uma, temos duas comemorações. O dia do Trabalhador (e, penso, o das Trabalhadoras) e o da Mãe ( e as Filhas?). Mães que trabalham, que sofrem, que choram, que riem, que se esfalfegam para os filhos serem o que são. E porrada se refilares, como diz o poeta.
Por isso para todas as mães e trabalhadoras, da Sanzala, da minha Tabanka, e às outras, deixo aqui, nesta prisão dos dias, a minha homenagem, num poema do caboverdiano Katchas.

TÓ MARTINS

Mi Tó Martins
Mi mamã é di meu
Tó Martins nôs mê ka nada
Tó Martins bu kaba na mundo
Mamã bu deja bu kutelo
Mamã bu kamba Praia
És fla ramédi ca tem Povo fla, hmm, ka sta da más
Mamã n'ka ta tchora
Lágua dja nega sai
Mamã é só sodadi
Mundo crêbo ki fari bu fidjo
Mamã, mamã, mamã, mamã, mamã.