Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-05-02

AS TRÊS MARIAS DO NILO

Repouso sobre um manto de estrelas. Estou contente. O Capricho navega lentamente nas águas azuis e límpidas, calmas de um Nilo mágico. Com intensidade agarro-me à leitura do "Encontro de Amor num País em Guerra " de Luis Sepúlveda. E fico com a sensação de que me encontro esta noite com a quietude. É um encontro para esquecer a morte. Encontro-me e recordo José Marti que me avisa que é "um homem decente e que tem medo da morte". Existem tantos homens assim. Olho para as três Marias de Orion e vejo nelas a disposição das pirâmides de Khafre, Khufu e Menkhaune, no Planalto de Gizé. E acredito que vale a pena ter medo.
Assim, entre medos e sonhos, bebo mais uma taça do meu tinto Obelisk. Um vinho do vale deste rio trans qualquer coisa, e brindo aos heróis da capital do Império Novo do Antigo Egipto. Fico com os olhos cheios de espanto ao rever as imagens da tarde. Os monumentais templos de Luxor e Karnak, o Templo de Hatshepsut, o Medinat Habu, templo mortuário de Ramsés III, o Rameseum, o Vale dos Reis, os Colossos de Memnam, o templo consagrado a Hórus em Edfu, a morada de Sebek em Kom Ombo.
Estendo-me pelas margens do Nilo e na viagem pela Corniche, em Luxor, viagem em caleche, o cocheiro fala-me da batalha da baía de Abu Qir, a batalha do Nilo. Lá onde o almirante Nelson destruiu a frota francesa, em 1798. Com esta derrota Napoleão ficou impedido de fazer um império oriental. Um ano mais tarde inverteram-se os heróis e foram as tropas de Napoleão que impediram uma tentativa de desembarque de um contingente militar inglês com 15.000 soldados turcos. Alianças. Quase todos morreram afogados. Como nos tempos de hoje, vão-se invertendo os heróis.
Mais dentro da noite, já as três Marias se tinham escondido, ou talvez adormecido, parece-me ouvir os lamentos de quem não encontrou a glória. Só a morte. E sussuram-me que só queriam a aventura, o amor, a viagem, a utopia, o mistério, as paixões. Nunca a guerra. Como nos encontros de amor num país em guerra. Como o Luis Sepúlveda.