Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-12-04

A BOLA COLORIDA

Sempre existiram e existem alguns recalcados que pensam que o mundo se resume a si próprios, invocando, por vezes, com laivos de paranóia, as fogueiras do Santo Ofício para nela queimarem todos aqueles que não pensam como eles, aqueles que estão de boa-fé, de boa vontade, de consciência límpida, com ideias próprias e ideais de luta surda ou aberta mas que dignificam quem nela participa, a favor da dignidade do ser humano.
O Mundo precisa de todos os que não têm medo das palavras, não receiam as realidades, sabem estar ao lado das causas justas, são poetas da vida e acreditam na libertação do homem e nas liberdades. São o indiscutível garante da coragem cívica, criadores do civismo, percussores da gratidão dos vindouros que também acreditam na verdade, indispensáveis à história dos povos.
E mesmo assim o "mundo pula e avança", como escreveu o poeta, e não se compadece com atrasos, demoras, devaneios, pequenas virtudes, terapêuticas psiquiátricas, tratamentos imediatos, recalcamentos, morte. O Planeta gira "como bola colorida" à procura de uma paz interior, do próprio futuro.
E os que acreditam nas coisas belas não deverão esquecer nunca o caso do magistrado que judicialmente perseguiu, em França, a Madame Bovary, de Flambert, e Les Fleurs du Mal, de Baudelaire. Anos depois, já reformado, foi surpreendido, numa igreja, a introduzir estampas pornográficas nos livros de missa das devotas. São geralmente assim os defensores da moral pública.
Mas apesar destas contradições humanas, os movimentos de rotação e de translação da Terra mantêm-se e têm vida. A poesia e a palavra são belas, acutilantes, e a vida vale a pena viver-se, continuamente empenhados!