Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-07-19

MOMENTO IDEAL EM SOUSSE

Hoje desço as escadas que se encontram ao fundo da rua do souk El Caid e subo, num instante, ao terraço do café Aladin. Peço o meu chá com menta e percorro o horizonte. Ultrapasso a medina e abraço o mar, o mar que sei que daí a um instante vai amar o sol. Tinha partido da Grande Mesquita, percorrido a rua de Paris, negociado na rua do souk Er Riba. Sem pressa, passeei na rua do souk El Caid e fui dar à praceta situada em frente da porta El Gharbi. Depois de visitar a Torre Khalef percorri alguns dos souks mais bonitos de Sousse onde se faz amigos de recordações, e eis que aqui cheguei. Ao terraço.
Sousse é uma cidade estudantil situada na belíssima região do Sahel, com planícies áridas carregadas de oliveiras. Os olivais do Sahel fazem a linha que divide o deserto, mais africano, da região mediterrânica com uma herança histórica e cultural importantes. Os fenícios, os púnicos, os cristãos, os vândalos, os bizantinos, os árabes e os berberes aqui, em Hadrumetum, fizeram história. Sousse é nome de origem berbere.
Continuo à procura do momento ideal. Encontro a confusão do bairro antigo, com pequenas casas, confusão harmoniosa, e encontro além das ruelas e de uma arquitectura tradicional, caras lindissimas e olhares simpáticos das gentes locais. Sem esforço chego ao final do meu chá e encontro na linha recta de um horizonte majestoso um sol, como o da minha África, a abraçar o mar num amor cálido e transparente. Abandono a pérola do Sahel num pequeno comboio que me leva até Monastir. Tenho saudades das paisagens fascinantes da Tunísia, dos desertos e lagos salgados, oásis e montanhas despidas.