Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-07-13

12 de JULHO

Estou na linha que divide o Planeta em Norte e Sul. Hoje não sou de cima nem de baixo desta Terra onde as crianças deviam brincar felizes e todos os homens ouvirem o cantar das águas. Bem Alda do Espírito Santo cantou. É a chama da humanidade/cantando a esperança/num mundo sem peias/onde a liberdade/é a pátria dos homens...
No calor da tarde, sentamo-nos todos, lado a lado, nas areias da terra tão bela onde a espuma do mar vem dizer baixinho à praia que temos África no peito. Companheiros de estrada, a nossa esperança, sagrada, é sabermos que existem noites feiticeiras, batucadas loucas, palavras de ritos seculares, mãos milenárias que quebraram as algemas das roças, dos contratados, dos escravos e que o grito de liberdade desliza serenamente rumo à Praia Maravilhosa.
Em S.Tomé estamos juntos, no Príncipe entrelaçamos os nossos braços, acendemos a chama da humanidade e começamos a construir a pátria dos homens.
Um silêncio percorre os mares do futuro, sentindo o bater do coração como ondas de ilusões, ouvindo os sorrisos daqueles que sujaram com o seu sangue as estradas da vida e da morte e que mostraram o caminho longe. Por isso amamos África.