Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2005-01-07

FUNANÁ

O puto fazia 18 anos. Miguel tinha acabado de aterrar em África cheio de sonhos, a independência da liberdade no pensamento, o começar de um canto novo. Ao fim da tarde pediu uma loira e ficou a olhar o mar azul turquesa que banhava as areias quentes de Santa Maria. As tranças de um cabelo negro cruzaram-se no seu caminho. Pareciam as ondas de um mar onde havia de mergulhar o seu corpo. De mansinho. Como acontece em todas as primeiras vezes. As mãos da crioula Milu afagaram o seu corpo numa emoção de menina bonita. Os olhos negros da bailarina de funaná procuraram os seus olhos azuis e falaram de um amor que só os deuses entendem. E dançaram toda a noite numa cumplicidade que só os amantes conhecem. No fim, um grogue interrompeu o acelerar de um coração que batia por um desejo não cumprido. E de madrugada saiu pelo porton di nos ilha, sorrindo.
E Miguel ouviu falar de Zeca di Nha Reinalda, Zé Semedo, Ginho, Daduche, Quim Alves e Nuno Patrício. E ficou a saber que Funaná é Sabi.