Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2007-12-26

A MINHA DESCOBERTA DA ÍNDIA VI - COMO EU GOSTAVA

30.11

Hoje o meu destino foi Forte Aguada. Começada a sua construção em 1604 esta foi finalizada, a sua parte principal, em 1812, data que esta (ou estava?) marcada numa placa:
"REINANDO MUI CATHOLICO REI D. FILLIPE 2.º DE PORTUGAL MANDOU A CIDADE FAZER ESTA FORTALEZA DO DINHEIRO DE UM POR CENTO, PARA GUARDA E DEFFENSÃO DAS NÁOS, QUE A ESTE PORTO VEM, A QUAL FOI ACABADA PELOS VEREADORES DO ANNO 1612, SENDO VICE-REI DÉSTE ESTADO RUI LOURENÇO DE TAVORA."
Lutei para chegar à memória de uma certa tarde em que me era difícil acordar e ver que o mundo corria alucinado à minha volta. Nesse momento ajudei-me a pensar e fiz uma pergunta a mim mesmo. Será que Portugal continua a esquecer-se que tem história ou será que não tem a história que me ensinaram?
Volto para a Índia e entro no mercado de Panjim, ou Panajai. Aqui começa uma correnteza sem paragem, uma viagem que não cessa e viajo com esta gente pelos corredores apertados como marinheiros nos braços de um rio que desagua no Mandovi. Flores, especiarias, peixe, vegetais, carne, fruta, cores, cheiros, simpatia, sorrisos. O mundo passara por aqui e foi-se embora. Como eu gostava que estivesses aqui.