Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2007-12-10

A MINHA DESCOBERTA DA ÍNDIA II

27/11

Vejo-me na estrada a percorrer o caminho que me leva à capital
e não sinto nos cavalos que puxam a minha carruagem qualquer
queixume. Chego ao porto de embarque e vejo as gentes apinhadas
à procura da nau que as há-de levar à Índia. Fica-se a saber que
existe uma armada de barcos que nos levará para lá da Boa Esperança.
Não gosto da cara de muitos dos marinheiros que embarcam comigo
na primeira nau. Fico mais sossegado porque embarco
no navio dos poetas.
Já no Florbela Espanca a meio da manhã quando nos fazemos ao mar,
lembro-me do seu belo poema "os versos que te fiz” e da minha amada
que ficou lá longe.
Os versos que te fiz
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.
 
Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!
 
Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz!
 
Amo-te tanto! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!
Florbela Espanca

Estou ainda a viver de recordações quando o navio,
por ventos e marés que desconheço aporta a terras de Sua Majestade,
inimigo do meu Reino. Soube que havia festa no Palácio da Rainha
e que ninguém nos tinha convidado. Resolvemos levantar ferros
e navegar de novo tentando, finalmente, chegar à Índia.
No porto do Tamisa o ambiente era de festa e havia marinheiros
de todo o mundo levados pela correnteza sem paragem.
Iniciei hoje o meu viajar de uma viagem anunciada.