Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2007-12-11

A MINHA DESCOBERTA DA ÍNDIA - III



28/11
 
Finalmente o meu navio chega ao porto da boa baía
onde já o velho da Gama a havia baptizado de Bombaim.
Hoje Mumbai ou “Maiambu” que parece ser uma alusão
a Mumba-Devi, a deusa hindu de onde vem o nome
em marata, diz-me que há-de levar-me a descobrir o
mundo que não sabia que existia.
Uma pergunta invade-me o espírito.
O que faço eu aqui?
Alguém me disse que ía iniciar uma outra viagem,
uma viagem inteira. Lá longe um vento fresco
sussurra-me baixinho ao coração e diz-me
que há um mundo para descobrir.
Avanço devagar pela cidade, a pele cola-se-me ao corpo,
sinto o coração bater depressa,
e começo a minha descoberta.
Sei que hoje estou de passagem e descubro que as cores
foram a minha primeira conquista.
E lembro-me de um samba de Cartola:
 Queixo-me às rosas
Mas que bobagem, as rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E quem sabe sonhavas meus sonhos
por fim