Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2007-10-08

CHE

A famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como "O guerrilheiro heróico", onde aparece o seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de Março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos, num enterro de vítimas de uma explosão.
Só foi publicada sete anos depois.

O Instituto de Arte de Maryland - EUA denominou-a como

"A mais famosa fotografia e o maior ícone gráfico do mundo, do século XX".

É, sem sombra de dúvidas, a imagem mais reproduzida de toda a história, e expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas as suas interpretações, e segue sendo um ícone para a juventude não filiada nas tendências políticas da moda.

Agora, perdoem-me, mas tem de ser. Faz hoje, dia 9 de Outubro, 40 anos que foi assassinado (porque não foi em combate, foi depois de capturado e sem julgamento, que era coisa que o regime ditatorial da Guatemala não queria arriscar) o mais mediático (porque houve mais, ah, se houve) dos "homens que não tinham mais nada a perder", como diz o Johnny Halliday na canção.
E, fazendo um favor a vós próprios e às vossas consciências, em abono dos sonhos que tivemos,
e da justiça planetária, contem aos vossos netos, sem sofismas ideológicos, porque não se trata aqui de propaganda, mas de JUSTIÇA, houve, algures, num tempo solidário e num contexto mais terreno, outros seres humanos que deram a vida pelos demais. Sem pedir nada em troca, sem mais frutos que o cumprir das suas convicções. Sim, que este homem não foi um banal e desprezível mercenário.
E se o mundo não é hoje uma mera herdade dos déspotas, aos muitos "ches" o deve.
E não se atravanquem com preconceitos anti-comunistas. Ele próprio, tinha as sua críticas a fazer ao sistema do "sol que alumiava a terra" e fê-las, como vos certificarei através dos seus próprios comentários. Com a autoridade de quem dá a própria vida como aval. Ele só queria que o mundo fosse menos cão, e que os vampiros não sugassem, indefinidamente, o sangue da manada, onde quer que esta estivesse. Como diz a Silvie, não tombaram em vão. E fizeram dum canto de guerra, um canto de liberdade.
Pode haver maior glória que esta?