Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2007-04-02

NOS MERCADOS


Sente-se a vida das cidades na forma de sentir as pessoas. E não há melhor lugar do que andar no mercado da cidade. Caminhar nos corredores do Mercado Municipal do Maputo é viver a cidade por dentro. Sabe-se o pensar das pessoas , sente-se o bater do coração da cidade. Há de tudo no mercado, de forma a poderes fazer negócio e nada melhor que regateares o preço para fazeres bons amigos. Mas o melhor será irmos até ao Xipamanine e deixarmos a vista e os sentimentos percorrer o caminho de quem tenta vender de tudo para sobreviver. Uma experiência que se vive uma vez. Talvez haja quem não aprecie muito uma visita ao Xipamanine mas é neste mercado que se sente o viver reivindicativo dos moçambicanos. Claro que a visita não ficaria completa sem dar um salto a Mafalala onde está um pouco da história de alguns dos heróis da minha infância. Que bom sentar no Contentor Amarelo e beber uma Laurentina e a seguir uma 2M, preta, geladérrima. Assim vou vivendo o regresso à minha meninice. Beber uma 2M ou uma Laurentina, comer uns tremoços e saber, pelos mais velhos, o que fez Eusébio, Lurdes Mutola ou Paíto pelo nome desta África e deste País, é sentirmos Moçambique como ele é!