Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2007-04-01

À DISTÂNCIA DE UM OLHAR

Acordo e Maputo está à distancia de um olhar, de um clique das minhas recordações. Sei que a chuva que caiu ontem à noite foi uma chuva de saudação. Uma chuva que eu já não lembrava. Caiu forte e sem parar toda a noite. Mas essa chuva não molhou o meu corpo cansado de lembranças. Só deixou as marcas de um tempo já vivido. Como te gosto Maputo! Mesmo em frente do hotel está a Catedral que ainda mostra os efeitos do rebentamento do paiol. O vitral reconstruido e que custou 15 mil dólares já está outra vez com tábuas a protegê-lo. Sei como é difícil misturar a fé com a realidade dos homens. Mas foi com uma fé inabalável de recordar que soube que uma amiga do grupo lhe ansiava muito por visitar a Igreja. Há muito tempo, lá nos anos de 1936 o avô tinha construido o cadeiral onde se senta o bispo e se sentou João Paulo II. E ainda é o original! Foi bom recordar um pouco da história da Igreja que também é a história de quem nela trabalhou.
Hoje consegui falar com os amigos que se encontravam para conversar na Colina que tem um Sol magnífico. Mas também sei que estava numa Costa que, te conto com verdade, tem muitas coisas boas. Um pôr de Sol cheio de beleza de uma África que está a tentar caminhar. Hoje não chove mas continuo a sentir a pele cheia de uma água que não é de chuva.