Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2007-02-13

SÉRGIO VILARIGUES

No funeral de Sérgio Vilarigues, coube a Jerónimo de Sousa «manifestar o nosso testemunho de homenagem ao camarada Sérgio Vilarigues», sublinhando «no momento em que parte que, nos nossos corações e na nossa mente, está ancorada e a pulsar aquela força, aquela militância combativa e generosa, aquela confiança inquebrantável para prosseguir tanto o sonho como o projecto de transformação da sociedade e de luta por uma vida melhor para os trabalhadores e para o povo português sempre tendo no horizonte o socialismo e o comunismo».
Quisemos manifestar o nosso testemunho de homenagem ao camarada Sérgio Vilarigues neste momento de perda e de partida. À família, ao filho e netos damos o nosso abraço solidário e as sentidas condolências.

Não é fácil, não é nada fácil numa intervenção expressar a grandeza e a riqueza de vida e do papel de um revolucionário, de um comunista, da pessoa concreta que aderiu à Federação das Juventudes Comunistas aos 18 anos, ao PCP com 20 anos, preso logo aí e a passar pelas agruras em Peniche, em Angra do Heroísmo e no Campo de Concentração do Tarrafal.

Não é fácil resumir numas palavras a sua personalidade fascinante, tão forte e exigente quanto compreensiva e fraternal, a sua ironia acutilante que nos desarmava e obrigava à reflexão, a forma como assumiu elevadas responsabilidades no Partido, nos seus organismos executivos, na reorganização do Partido em 1940-41, na responsabilidade pela Organização Regional do Algarve, do Sul do Tejo, do Norte, das Beiras e de Lisboa, na Direcção do Avante, nas relações internacionais do PCP onde, entre outras tarefas de grande responsabilidade, tem significado histórico a sua presença no acto de proclamação da independência de Angola em Novembro de 1975.

Entrando para o mundo do trabalho ainda muito jovem apurou a sua consciência e o seu sentido de classe, base fundamental para assumir com êxito as tarefas e responsabilidades que lhe eram atribuídas, lhe deu força e determinação para enfrentar a dureza das prisões mas também as condições difíceis de 32 anos ininterruptos de clandestinidade. 70 anos de experiência e vivências que o transformaram num daqueles camaradas insubstituíveis, sempre ao lado do seu inseparável amigo e camarada Álvaro Cunhal.

Sem ele e outros camaradas como ele, o PCP não seria a força necessária e insubstituível aos trabalhadores portugueses que realmente é!

Achou sempre que o melhor da sua vida, que aquilo que aprendeu e que sabia, devia-o ao seu Partido!

Exemplo do seu carácter e desta concepção foi a sua última viagem à República de Cabo Verde onde, participando na evocação dos 70 anos da abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, o Governo Cabo-Verdiano lhe atribuiu uma condecoração.

O Sérgio Vilarigues achava que tal distinção deveria ser, não para ele, mas para o seu Partido.

Neste momento em que homenageamos o camarada Sérgio Vilarigues deixando-lhe o nosso imenso adeus comunista – que é, ao mesmo tempo, o até sempre a um revolucionário que parte, dito com profunda emoção, carinho e determinação pelos camaradas que ficam e irão continuar a sua luta – vale a pena e é necessário recordar a sua vida de militante comunista, a sua intervenção durante toda essa vida na luta contra o fascismo, pela liberdade, pela democracia, por um Portugal independente e soberano, liberto de todas as formas de opressão e de exploração; vale a pena e é necessário recordar uma luta que foi de todos os momentos: desde o tempo sombrio do passado fascista, até ao tempo novo da democracia avançada de Abril e, posteriormente, ao tempo da resistência à contra-revolução carregada de pedaços desse mesmo passado sombrio.

Recordar essa postura de resistente antifascista do camarada Sérgio Vilarigues é tanto mais importante quanto, como sabemos, está hoje em curso uma poderosa operação de branqueamento do fascismo e de condenação dos que o combateram e lhe resistiram.

Uma multidão de “especialistas” – portugueses e estrangeiros – vem dando execução à tarefa de concluir e mandar publicar que, em Portugal não existiu fascismo; que o regime de Salazar e Caetano foi um regime “autoritário”, sim, mas de um “autoritarismo paternalista” e “tolerante”; que a PIDE não maltratava nem matava ninguém (que isso era calúnia dos comunistas); que “Salazar não era fascista” – há até, quem escreva, fechando os olhos à verdade histórica, que Salazar, “na sua política externa e nas suas alianças internacionais ao tempo da Segunda Guerra Mundial, não esteve ao lado da Alemanha de Hitler e da Itália de Mussolini, mas sim ligado à velha aliança com a Inglaterra...”. Ao mesmo tempo, esses especialistas na falsificação da história, tudo fazem para apagar o significado, a importância e o conteúdo da resistência antifascista.

É nesse contexto que, paralelamente, procedem, de forma cirúrgica, à ocultação, falsificação e aviltamento do papel determinante desempenhado pelo Partido Comunista Português nessa resistência – e dão andamento a uma despudorada operação de usurpação da memória resistente dos comunistas portugueses.

É nessa mesma linha que esses mesmos “especialistas” julgam e condenam a Revolução de Abril e os seus ideais, julgam e condenam a actividade e a intervenção do PCP na conquista da liberdade e na instauração e institucionalização do novo regime democrático. E são esses mesmos historiadores de serviço à re-escrita da História ao sabor dos interesses da nova ordem imperialista de cariz totalitário que, complementarmente, dão sequência a uma intensa ofensiva contra os comunistas e o seu Partido, em jeito de versão doméstica, devidamente adaptada, da ofensiva anticomunista que, à escala internacional, faz do comunismo o seu alvo preferencial de ataque, recorrendo à mentira e à deturpação da História, utilizando velhos argumentos durante muito tempo utilizados pelo fascismo, desembocando na insultuosa e ofensiva equiparação entre fascismo e comunismo.

São historiadores que o deixam de ser quando deixam vir ao de cima, o seu anticomunismo.

Os efeitos dessa ofensiva, difundida massivamente, todos os dias, pelo poderoso aparelho mediático, pertença dos grandes grupos económicos e financeiros, são por demais evidentes.

(Nas últimas semanas, a pretexto de um programa televisivo que diz ter como objectivo “escolher” o “maior” entre os “grandes portugueses”, atingiu-se, independentemente dos objectivos e posturas dos seus autores, a desvergonha máxima ao estabelecer provocatórias e ofensivas “semelhanças” entre Salazar e o camarada Álvaro Cunhal, metendo no mesmo saco, despudorada e insultuosamente, o ditador fascista e o resistente heróico; o torturador e o torturado; o carrasco e a vítima; o traidor dos interesses da Pátria e o Patriota exemplar; o opressor de um povo e o que dedicou toda a sua vida à luta de libertação desse povo da opressão e da exploração.

Que sobre essas insultuosas “semelhanças”, e avalizando-as, se tenham pronunciado, não apenas fascistas notórios ou disfarçados, mas igualmente pessoas que se situam, ou dizem situar-se, no campo democrático, é bem revelador da força e dos objectivos da ofensiva anticomunista em curso, dos caminhos que segue, dos métodos a que recorre, das armas que utiliza).

A equiparação insultuosa entre fascismo e comunismo é, também ela, uma forma de branqueamento do fascismo. Um branqueamento que é parte integrante da acção de denegrimento dos comunistas, do seu partido, do seu projecto, do seu ideal transformador e libertador; um branqueamento que visa ocultar a prática dos comunistas na assumpção do seu compromisso de sempre com os trabalhadores, o povo português, a independência e a soberania de Portugal – um compromisso do qual a vida e a luta do camarada Sérgio Vilarigues constituem expressão concludente e incontornável; um compromisso que aqui reiteramos como bússola orientadora da prática presente e futura do PCP e dos militantes comunistas.

Tudo isto torna necessário sublinharmos uma vez mais – e aqui o fazemos no momento em que nos despedimos e homenageamos o camarada Sérgio Vilarigues, exemplo de resistente antifascista que o foi como foi, porque era militante comunista, que para além de 34 anos de vida dura da clandestinidade esteve preso e sofreu em três espaços e símbolos da ditadura fascista, na Fortaleza de Peniche, nas masmorras de Angra do Heroísmo, no Campo da Morte do Tarrafal – que a história mostra, inequivocamente, que em Portugal existiu, durante quase meio século, uma feroz ditadura fascista; que o fascismo, enquanto ditadura terrorista do capital, oprimiu e reprimiu o povo e os trabalhadores portugueses e mergulhou na miséria e no atraso o País e o povo; que o fascismo perseguiu, prendeu, torturou, assassinou milhares e milhares de homens, mulheres e jovens que se lhe opuseram corajosamente. E que, nesse tempo em que lutar pela democracia e pela liberdade tinha como consequências inevitáveis o alto risco da prisão, da tortura, muitas vezes da morte, os comunistas ocuparam sempre a primeira fila dessa luta – uma luta que prosseguiram nos tempos posteriores ao 25 de Abril, afirmando-se como parte maior na construção do regime democrático de Abril; uma luta que prosseguem hoje, fazendo frente à política de direita e dando o seu contributo para a construção da alternativa de esquerda de que o país necessita; uma luta que os comunistas prosseguirão no futuro, sempre pela liberdade e pela democracia, sempre ao lado dos trabalhadores, do povo e do país.

Garantimos-lhe em vida, afirmamos hoje, no momento em que parte que, nos nossos corações e na nossa mente, está ancorada e a pulsar aquela força, aquela militância combativa e generosa, aquela confiança inquebrantável para prosseguir tanto o sonho como o projecto de transformação da sociedade e de luta por uma vida melhor para os trabalhadores e para o povo português sempre tendo no horizonte o socialismo e o comunismo.