Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2007-09-16

LAMBARENA


A música marca-nos de uma forma muito intensa. Sentimos as vibrações da melodia, escutamos as letras, afastamos os nossos fantasmas e corremos sempre para buscar a paz que uma melodia nos pode transmitir. Há uns tempos um amigo sugeriu que eu ouvisse um disco que o tinha marcado profundamente. Ambos nascidos em África não seria difícil de pensar que estávamos a falar de música do continente negro. Lambarena - Bach to Africa é um daqueles discos que nunca mais esquecemos. Realizado em homenagem a Albert Schweitzer, teólogo, músico, filósofo e médico nascido na Alsácia e que viveu muito da sua vida em Lambaréné, no Gabão, este disco é uma obra prima que junta música de Bach e melodias nativas gabonesas. Em boa hora Mariella Berthéas da fundação "L'Espace Afrique" deu forma a este projecto que foi produzido por Pierre Akendengué, guitarrista gabonês. Não só pela música que ouvimos neste disco mas também pela justa recordação do médico alemão Schweitzer que apesar de preso em campos de concentração durante a I Guerra Mundial ainda teve a coragem de se rodear por médicos e enfermeiros e fundar o Hospital de Lambaréné. Foi agraciado com o Prémio Nobel da Paz em 1952 tendo morrido, no Gabão, a 4 de Setembro de 1965.
O disco conta ainda com a participação de um dos maiores percussionistas do mundo, lusófono, o brasileiro Naná Vasconcelos. A não perder!