Tabanka do Huambo

Saber compartilhar cumplicidades, na vida, como forma de cultura e de ciência. Cumplicidades de vivências com os amigos numa abordagem vital para a sobrevivência do Planeta Terra.

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

Nascido no Huambo, em Angola. Médico de Medicina Geral e Familiar pela Faculdade de Medicina em Coimbra. Médico na Lousã.

2006-06-26

BON VOYAGE


Mesmo que aos gritos, a Inês na sua despudorada inocência entrega-se nos braços de um amor que a anima, a acalenta, a ampara, que sofre por ela. Língua invenlírica, dos homens poetas, pousada nos lábios quentes e vermelhos de uma Inês amante, perfume de vida, ou de uma Cleópatra serpente, que ama com o seu corpo negro ateando o fogo da paixão, e que muitos outros homens ardentemente desejariam. Eu confesso, desejo Cleópatra. Mais que os silêncios, o que eles desejam é o amor.
Fujo com as palavras que viajam para lá dos desejos e ando à procura de paisagens nuas de preconceitos.

Bon voyage!

2006-06-17

MUNDIAL DE AMPUTADOS - AGOSTO DE 2005

Brasil goleia Serra Leoa

Gustavo Carvalho

por Gustavo Carvalho

A seleção brasileira de Futebol para Amputados venceu Serra Leoa, por 8 a 1, na última partida da primeira fase do Campeonato Mundial de Futebol para Amputados. Com o resultado, o Brasil ficou em segundo lugar e vai enfrentar a Inglaterra, em uma das semifinais, amanhã, às 15h30. O outro jogo será entre Rússia e Ucrânia.

Com certa facilidade, o Brasil venceu a partida de hoje (19/08). Nos primeiros minutos de jogo, o Brasil logo abriu o placar, com um chute de longe do meia Elizeu. Três minutos depois a torcida tomou um susto. Em bela jogada pela esquerda, o atacante de Serra Leoa, Foday Dumbuya, deu um lindo drible no zagueiro do Brasil e chutou firme no canto direito do goleiro Amauri. O gol de empate de Serra Leoa deu mais gás para o Brasil partir para o ataque. Ainda no primeiro tempo, Elizeu e o zagueiro Joaquim marcaram mais dois gols para o Brasil.

No segundo tempo, o técnico Uchoa poupou os titulares e os reservas entraram com mais vontade ainda. O atacante Mário marcou dois gols e assumiu a artilharia do Mundial. Junior, Wescley e Paulinho completaram o placar de 8 a 1, em favor do Brasil.


2006-06-16

Fotos de Sven Torfinn



Fotos de Sven Torfinn, Serra Leoa

Sven Torfinn vive actualmente em Nairóbi, Kenya. Desde a capital queniana que Sven viaja para vários países africanos trabalhando para diversos jornais e agências internacionais.



GRANDES COISAS

Foto: Francesco Zizola, Kuito - Angola, World Press Photo 1996

O futebol de amputados nasceu no final dos anos 70 em El Salvador, cuja guerra civil deixou muitos mutilados, como aconteceu em Angola. A maioria dos jogadores vem de meios pobres e não consegue emprego nem pode pagar uma prótese. Hoje, existe uma federação mundial da modalidade. De 24 de Setembro a 1 de Outubro de 2006 realiza-se na Rússia um campeonato europeu e a Serra Leoa acolhe, em 2007, o torneio africano
(espera-se que Angola participe)
. Em 2003, a ONG, Children in Conflict organizou uma "tournée" em que os jogadores serra-leoneses enfrentaram equipas europeias. Espero que as pessoas percebam um dia que somos capazes de fazer grandes coisas e não apenas jogar futebol, afirma Mohammed Lappid, amputado da Serra Leoa.

Texto do Courrier Internacional, nº 62 - 9 a 15 de Junho de 2006

2006-06-13

ALÁ NÃO É OBRIGADO

Foto: Adam Nadel

Alá Não é Obrigado é o nome de um livro de Ahmadou Kourouma, um costamarfinense nascido em 1927. Mas podia ser o slogan comercial de alguém que julga que deus e o profeta não seríam obrigados a ver futebol e o prazer que ele provoca. Imagens como a que Adam Nagel captou na Serra Leoa revelam que o mundo anda distraído e que nenhum mundial, seja de futebol ou de coisa nenhuma, pode esquecer os casos de sobrevivência e de muita força que existem em muitas regiões do planeta Terra. O mundo não pode esquecer que muitos destes casos são provocados, na Serra Leoa, na Costa do Marfim, em Angola, na Libéria, e em muitos outros locais, por meninos soldados. Meninos abandonados à sua sorte e que, órfãos de família e de valores, são integrados em exércitos cujos líderes constituem uma paranóia de exemplos que se tornam lembrados pelas piores razões. Sádicos, loucos, psicopatas, figuras ridículas, vivem diariamente com a morte, a traição, a tortura e a mutilação. E muitos destes meninos usados pelos senhores da guerra só têm como principal preocupação, sobreviver, alimentar-se, encontrar um sítio para viver e, acima de tudo, evitarem ser assassinados.
Alá não é obrigado a ser justo em todas as coisas desta Terra. E pronto. Mas devia olhar para as estranhas alianças entre chefes de Estado e criminosos de guerra, a corrupção generalizada, a culpa, as boas intenções e as dificuldades de quem quer ser criança. Realidades terríveis que não são apagadas por alguns "meninos prodígios" que são idolatrados por muitos milhares de distraídos que sentados em suas casas, em frente de um televisor, se esquecem de dizer que estão fartos de tanto sofrimento. Assim, Alá não é obrigado a ver, a fazer tudo, se não o obrigarem a olhar para as outras preocupações dos humanos.

2006-06-11

SAGRADA ESPERANÇA

Foto: Sven Torfinn (foto tirada na Serra Leoa)

Muita esperança. Talvez o Mundial de futebol esqueça muitas tristezas e encontre outras. Mas há uma certeza. Jogar a bola devolve a muitos o gosto pela vida. Mesmo jogando com um só pé e não ser permitido chutar com a canadiana. Muitos destes jogadores passaram horas a torturar cada um dos seus músculos, esforçando-se por chutar uma bola. Espero que hoje, dia do Portugal - Angola para o Mundial de futebol de 2006, ninguém se esqueça que existem futebolistas amputados, vítimas de uma guerra civil, e que não vão poder estar no mundial dos interesses económicos, nem na alegria de muitos milhares de adeptos. Mas que são também homens que vão para além de ter coragem. Ainda, a eles se deve Angola estar neste Mundial. Hoje, 11 de Junho, devíam fazer parte dessa grande equipa que dá pelo nome de solidariedade e igualdade. Com Angola no coração.

2006-06-06

PACO BOU

Foto de Paco Bou

Há amigos que adquirimos e que gostamos logo no primeiro encontro. Através da imagem popular, o seu mito e outras propostas, levaram-me a conhecer Paco Bou em Coimbra. Porque os dois gostamos de Cuba e porque a cultura nos uniu num abraço fraterno e solidário.

Francisco Bou Mazón é um artista cubano que se dedica à fotografia de imprensa publicitária e de arte. Já trabalhou para a empresa britânica Skuba Promotions Ltd. onde as suas fotografias foram publicadas e tiveram sucesso em jornais, revistas nacionais e estrangeiras, em países como a Ingalterra, Espanha e Japão. Trabalhou para a "Marie-Claire" (Espanha), "Mais Mais" (Brasil), "Mar y Pesca" e "OCLAE" (Cuba) e os seus trabalhos foram publicados na "Cuba en el Ballet, Revolución y Cultura" bem como na "Tribuna de la Habana", "Juventud Rebelde", "Granma y Prisma" e na revista "Cine Cubano". Conhecido como Paco Bou, trabalhou mais de trinta anos como principal divulgador e arquivador fotográfico do corpo artístico da companhia de Ballet Nacional de Cuba, para além de cobrir os mais importantes festivais do novo cinema latino-americano, nas suas muitas edições, incluindo a última no mês de Dezembro de 2005.

A sua obra integra projectos fotográficos e urbanísticos de resgate arquitectónico da capital e da cidade de Havana, principalmente do seu centro histórico, património da humanidade declarado pela UNESCO, como "Villa de San Cristóbal de la Habana", e é também autor de grandes exposições individuais temáticas, além do seu grande arquivo fotográfico das primeiras figuras do Ballet e os seus principais solistas clássicos de sólida formação na escola cubana, dirigidos pela figura carismática da sua primeira bailarina e coreógrafa Alícia Alonso.

Do seu trabalho para o instituto de cinema ICAIC, contam-se as reportagens realizadas no decorrer das filmagens de películas cubanas e/ou co-produções com outros países, assim como, portfolios fotográficos de personalidades artísticas ligadas ao cinema e à cultura. Entre eles, Pedro Almodôvar, Maribel Verdu, Kevin Costner, Steven Spielberg, Benício del Toro e Jack Nicholson. Para além disso, realiza trabalhos fotográficos em colaboração com outros artistas plásticos cubanos e obras fotográficas de Fine Art.

Paco Bou é um amigo que participa nos dias da Cultura Cubana em Coimbra onde ainda haverá a projecção dos filmes "Entre Ciclones", de Enrique Colina, "Perfecto Amor Equivocado", de Gerardo Chijona, "Las Noches de Constantinopla", de Orlando Rojas e "Las Profecias de Amanda", de Pastor Vega. Com solidariedade e cumplicidades